September 10, 2018

Please reload

Posts Recentes

Sala de Estar em Cor Azul Neutra

March 18, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

A Iluminação em Projetos de Interiores

May 15, 2018

A luz tem influência fundamental na definição dos espaços, volumes, cores e materiais da construção arquitetônica. Com o uso correto da iluminação, você pode valorizar peças do mobiliário, obras de arte, dividir ambientes ou agrupá-los, além de criar a sensação de maior amplitude ou largura, quando necessário. Tudo vai depender do projeto estar adequado às condições do ambiente.

 

Ao mudar de endereço, é possível que você já encontre imóveis que já possuam luminárias já instaladas (para pesquisar por imóveis já mobiliados clique em portal de imóveis).

 

Conheça a seguir as principais opções de luminárias tais quais: abajur, lustres, pendentes, arandelas, spots e plafons.

 

Pendentes

 

São utilizadas para garantir um foco de luz sobre mesas. Pendentes de madeira ou metal (alumínio, cobre) tem sido um elemento de destaque nos projetos residenciais contemporâneos.

 

Lustres

Os lustres e abajures são as luminárias mais tradicionais conhecidas para iluminação de ambientes. Esse item é uma boa aposta para decoração de sua casa, pois além de atender a todos os gostos eles podem ser encontrados em todos os estilos: clássicos com cristais, minimalistas, geométricos, esculturais, retangulares, etc. Os lustres têm o poder de sofisticar o ambiente, até mesmo em ambientes mais rústicos.

 

 

A utilização de lustres clássicos, imitando aos antigos candelabros combina muito com ambientes grandes, como salas de estar. A grande parte possui cristais, e alguns remontam aos antigos candelabros, que utilizavam velas para a iluminação. Para salas pequenas lustres que imitam pendentes, ou um lustre pequeno e discreto irá combinar com o ambiente sem pesar. Casas e Apartamentos ficam ainda mais elegantes com a utilização de lustres.

 

Arandelas

Próprias para fixar em paredes, as arandelas são luminárias que projetam luz direta, ou indireta num cômodo. Esse item transforma o local num ambiente aconchegante e refinado, e são perfeitas para dar um toque especial no espaço porém servem apenas como iluminação de apoio.

 

 

Não é recomendado iluminar o ambiente apenas com arandelas. Existem arandelas próprias para ambientes externos e internos sendo que as externas são próprias para jardins, quintais, ou ainda nas paredes da casa.

 

Plafons

Os plafons existem de variados tamanhos e formatos, incluindo retangulares, quadrados, e redondos, sendo que podem ser sobrepostos ou embutidos no forro, com luz focada ou difusa.

São objetos modernos e elegantes que podem ser utilizados em qualquer ambiente, desde cozinhas, corredores, banheiros, a salas de estar. É um item essencial em casas e apartamentos pois além de cumprirem com a função de iluminar, também decoram o local com muito charme e elegância, quando bem especificado por um profissional qualificado.

 

Spots

De modo similar às arandelas, os spots são produtos utilizados na iluminação de ambientes que fornecem luz direcionada a determinado objeto. O spot é um item coringa e pode ser utilizado em qualquer ambiente e projeto.

 

Você pode encontrar diversos modelos sendo que os mais utilizados atualmente são os spots em LED de luz amarela, que são bem aconchegantes e econômicos. Podem ser de embutir ou sobrepor, dependendo da presença de forro no ambiente.

 

Abajur
Dentre os mais tradicionais e conhecidos itens de iluminação, essas luminárias tem a finalidade de garantir um clima mais intimista no ambiente. Muito utilizado em quartos sobre criado-mudo, mesa de cabeceira, ou mesmo em salas, os abajures atendem a diversos públicos e gostos.

Gostou do artigo? Compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas possam ler!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga